terça-feira, 22 de outubro de 2024 | 01:37:51 Now19°C

Prefeito de São João do Itaperiú exonera secretário após falas envolvendo a Ministra Rosa Weber “deveria ser eternamente estuprada e explodir o STF”

prefeitura

O Secretário Municipal de Administração Osair Antonio Souza, de São João do Itaperiú, publicou no início desta semana, em rede social de um grupo de políticos locais chamado “À Direita”, que a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), é “uma puta (que) vai ser eternamente estrupada (SIC) pelo diabo no inferno”.

Ele disse também que “se ganhasse na loteria, não ficava um vivo nesse STF. Iriam os onze pro pau”. E finalizou dizendo (o destaque em negrito foi incluído pela reportagem do DCM):

“Gastaria tudo pra pagar um drone pra explodir aquela merda toda lá, no tal do poder judiciário. Mataria uns inocentes, mas não faria mau (SIC), morreriam por uma boa causa

Veja, abaixo, a reprodução das mensagens do secretário municipal em um grupo de políticos locais, às quais o a reportagem teve acesso (o telefone do secretário foi apagado pela reportagem).

Mensagens do secretário municipal Osair Antonio Souza em um grupo de políticos catarinenses (crédito: reprodução)

O motivo da ira do secretário – que é filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro – foi o recente voto da ministra Weber, pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

Junto com sua mensagem, Osair Antonio Souza anexou uma montagem em vídeo trazendo uma fake news, a de que o voto da ministra Rosa teria sido responsável por liberar supostas técnicas de aborto realizadas durante os oitavo e nono mês de gestação.

Por meio delas, o feto seria degolado no momento em que estivesse deixando a barriga da mãe, ou teria seu corpo picotado com uma tesoura cirúrgica enquanto ainda se encontrasse no útero, para depois ser retirado aos pedaços.

Assista ao vídeo:

Fonte: Diario Centro do Mundo

 

Prefeito  de São João exonerou secretário nesta quinta-feira (28), confira abaixo nota enviada:

Na tarde desta terça-feira (28), o prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato lançou nota, lamentando e repudiando as falas do secretário e da decisão tomada, confira a nota: 

Presidente da Câmara de Vereadores também se posicionou

As declarações atribuídas ao Secretário Municipal de Administração, Osair Antônio de Souza, são extremamente preocupantes e condenáveis. O Poder Legislativo, enquanto órgão representativo do povo e defensor dos princípios democráticos, repudia veementemente qualquer forma de discurso de ódio, incitação à violência e desrespeito às instituições democráticas.
Entendo que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas este direito não pode ser utilizado como justificativa para ameaçar ou difamar indivíduos, muito menos para incitar a violência contra instituições que são pilares de nossa democracia.
Reforço o compromisso do Poder Legislativo Municipal com o respeito às instituições democráticas e ao Estado de Direito. É fundamental que todos os cidadãos, especialmente aqueles que ocupam cargos públicos, ajam com responsabilidade e ética em suas manifestações públicas e privadas.
É preocupante que alguém ocupando um cargo público tenha proferido tais palavras, o que demanda uma séria reflexão sobre a responsabilidade que carregamos ao servir nossa comunidade. O Secretário, ao fazer tais declarações em uma rede social, representa não apenas a si mesmo, mas também a administração pública local, o que torna essas declarações ainda mais repreensíveis.
Em relação às ações a serem tomadas, cabe ao Chefe do Poder Executivo municipal avaliar as medidas administrativas cabíveis em relação ao Secretário.
Como Poder Legislativo, estaremos atentos ao desenrolar dos acontecimentos e à garantia de que os princípios democráticos e a ordem legal sejam mantidos.
Nosso compromisso é com a promoção de um ambiente político saudável, o respeito às diferenças de opinião e a construção de uma sociedade em que o diálogo e a tolerância prevaleçam.

Atenciosamente,

Edson Goldacker Junkes
Presidente da Câmara de Vereadores
Município de São João do Itaperiú

 

Caso já ganhou destaque no meio político

A Deputada Federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, postou nas redes sociais a repercussão do caso, confira a postagem:

 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades