sábado, 12 de julho de 2025 | 00:55:41 Now18°C

Previsão atualizada

Cristiano Zonta17 de maio de 20224min276

Related Articles

A proposta visa reconhecer o trabalho essencial dos profissionais da saúde nas campanhas de vacinação e incentivar a permanência na linha de frente. O vereador de Barra Velha, Ronnye Peterson Aparecido Nasser dos Santos, conhecido politicamente como Peterson da Saúde, apresentou na sessão desta terça-feira, 24, duas indicações com o objetivo de valorizar os profissionais da saúde pública do município, especialmente aqueles envolvidos nas campanhas de vacinação. A Indicação nº 125/2025 propõe a criação de uma bonificação financeira específica para as enfermeiras e técnicas de enfermagem que atuam como vacinadoras. Peterson destaca que essas profissionais desempenham funções essenciais, como o manuseio e a conservação de insumos biológicos, o controle rigoroso de estoques e a realização de registros detalhados, justificando a bonificação como uma forma de reconhecimento e incentivo. Já a Indicação nº 126/2025 sugere a implementação de uma compensação financeira por turno extra de trabalho para os servidores municipais envolvidos nas campanhas de vacinação. A proposta visa reconhecer o esforço adicional exigido dessas equipes durante as campanhas, muitas vezes em horários e condições desafiadoras, e incentivar a continuidade e o sucesso das ações de imunização. As duas indicações buscam garantir um reconhecimento financeiro adequado para os profissionais de saúde que desempenham funções essenciais na proteção da saúde coletiva, especialmente em tempos de campanhas de vacinação intensivas.



mapa

A terça-feira (17) tem a presença da massa de ar frio polar que avançou a partir do Oeste. Ela já vem trazendo temperaturas baixas em grande parte de Santa Catarina, sobretudo do Oeste ao Planalto.
O dia amanheceu em torno de 0°C na Serra com mínimas 3 a 7°C em muitas cidades do Planalto Norte, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste. Ao longo da tarde o frio será mais forte do Oeste a Serra já que não deverá passar muito da casa dos 9 a 13°C. Nas outras regiões, como no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte a temperatura não fica tão baixa trazendo uma tarde de 17 a 19°C.

A terça-feira será de sol e nuvens em grande parte das cidades com mais nuvens na Serra, Meio Oeste e Oeste onde um chuvisco e/ou chuva fraca isolado não se descarta.

CHUVA CONGELADA E/OU NEVE

Ao longo desta terça-feira indo no máximo até a madrugada de quarta (18) há previsão tanto para chuva congelada quanto para neve na Serra Gaúcha e Catarinense assim como – apesar de menor possibilidade – para o Sul do Paraná e cidades do Meio Oeste Catarinense próximas da divisa.

CICLONE E O VENTO

Imagens de satélite da madrugada de terça-feira já mostravam a presença do ciclone sobre o oceano entre o Litoral do Uruguai e o Sul gaúcho. Este ciclone deverá se aproximar ainda mais do Sul e Leste gaúchos ao longo desta terça.
O vento nestas duas regiões do RS deverá se aproximar de 100 a 120 km/h em rajadas. Em poucas áreas até um pouco mais. O vento só irá acalmar nesta parte gaúcha ao longo da quarta.

Para Santa Catarina o vento associado ao ciclone irá começar a medida que ele avançar pelo mar em direção a altura do Estado. Isso deverá ocorrer na noite em direção a manhã de quarta. Período do pico do vento. Na maior parte de SC o vento não será tão forte. Algo na casa dos 40 a 60 km/h. Porém, pontualmente – em algumas áreas – ele poderá se aproximar de 80 a 100 km/h entre Serra, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Importante destacar que no final da quarta, especialmente na quinta (19) o ciclone afastado em alto mar irá fazer com que o vento vá diminuindo.

REAÇÕES NO MAR

O deslocamento do ciclone irá fazer o mar reagir com ondas em torno de 3 metros entre o Litoral do RS e a faixa do Litoral de SC que vai do Sul a Grande Florianópolis. No RS entre o final desta terça e a quarta e em SC mais do final da quarta para quinta. Junto com isso, temos lua cheia que irá trazendo picos maiores de maré nas áreas costeiras causando alagamentos.

Fonte: Leandro Puchalski

Foto:Reprodução

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades