
A terça-feira (17) tem a presença da massa de ar frio polar que avançou a partir do Oeste. Ela já vem trazendo temperaturas baixas em grande parte de Santa Catarina, sobretudo do Oeste ao Planalto.
O dia amanheceu em torno de 0°C na Serra com mínimas 3 a 7°C em muitas cidades do Planalto Norte, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste. Ao longo da tarde o frio será mais forte do Oeste a Serra já que não deverá passar muito da casa dos 9 a 13°C. Nas outras regiões, como no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte a temperatura não fica tão baixa trazendo uma tarde de 17 a 19°C.
A terça-feira será de sol e nuvens em grande parte das cidades com mais nuvens na Serra, Meio Oeste e Oeste onde um chuvisco e/ou chuva fraca isolado não se descarta.
CHUVA CONGELADA E/OU NEVE
Ao longo desta terça-feira indo no máximo até a madrugada de quarta (18) há previsão tanto para chuva congelada quanto para neve na Serra Gaúcha e Catarinense assim como – apesar de menor possibilidade – para o Sul do Paraná e cidades do Meio Oeste Catarinense próximas da divisa.
CICLONE E O VENTO
Imagens de satélite da madrugada de terça-feira já mostravam a presença do ciclone sobre o oceano entre o Litoral do Uruguai e o Sul gaúcho. Este ciclone deverá se aproximar ainda mais do Sul e Leste gaúchos ao longo desta terça.
O vento nestas duas regiões do RS deverá se aproximar de 100 a 120 km/h em rajadas. Em poucas áreas até um pouco mais. O vento só irá acalmar nesta parte gaúcha ao longo da quarta.
Para Santa Catarina o vento associado ao ciclone irá começar a medida que ele avançar pelo mar em direção a altura do Estado. Isso deverá ocorrer na noite em direção a manhã de quarta. Período do pico do vento. Na maior parte de SC o vento não será tão forte. Algo na casa dos 40 a 60 km/h. Porém, pontualmente – em algumas áreas – ele poderá se aproximar de 80 a 100 km/h entre Serra, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Importante destacar que no final da quarta, especialmente na quinta (19) o ciclone afastado em alto mar irá fazer com que o vento vá diminuindo.
REAÇÕES NO MAR
O deslocamento do ciclone irá fazer o mar reagir com ondas em torno de 3 metros entre o Litoral do RS e a faixa do Litoral de SC que vai do Sul a Grande Florianópolis. No RS entre o final desta terça e a quarta e em SC mais do final da quarta para quinta. Junto com isso, temos lua cheia que irá trazendo picos maiores de maré nas áreas costeiras causando alagamentos.
Fonte: Leandro Puchalski
Foto:Reprodução