segunda-feira, 30 de junho de 2025 | 19:57:19 Now13°C

Quem são os dois pescadores que seguem desaparecidos após naufrágio no litoral de SC

barco

Dois tripulantes seguem desaparecidos, nesta segunda-feira (19), mais de 65 horas após o naufrágio do barco pesqueiro “BP Safadi Seif” na costa de Santa Catarina. Seis dos cinco homens que estavam na embarcação já foram resgatados.
Eles foram identificados pela Marinha do Brasil como Alisson da Silva Santos, de 37 anos, e Diego Silva de Brito, de 28 anos (veja perfil deles abaixo).

Os primeiros cinco homens a serem resgatados, no sábado, chegaram em terra firme na manhã de domingo, pela Capitania dos Portos de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Eles foram identificados como:

  • Domingos Pereira do Rosário
  • Zoel Teixeira Barros
  • Djalma dos Santos Silva
  • Mário Gomes Soares
  • Luiz Carlos Messias da Silva

O sexto sobrevivente, resgatado no domingo, foi identificado como Deivid Luiz Monteiro Ferreira. Segundo a Marinha, o homem estava acordado e desidratado. Ele foi levado a Florianópolis por uma aeronave do órgão e, e em seguida, encaminhado ao Hospital Celso Ramos.

Quem são os desaparecidos

  • Alisson da Silva Santos
Alisson da Silva Santos é um dos pescadores desaparecidos após naufrágio de barco em Santa Catarina — Foto: Reprodução/g1

O pescador paraibano Alisson da Silva Santos, de 37 anos, que está entre os dois tripulantes desaparecidos, é natural de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, e trabalha como pescador em Santa Catarina há cerca de seis anos.

De acordo com a mãe dele, Antonia Costa da Silva, a última vez dele na Paraíba foi há dois anos. “Ele já era acostumado com a pesca em alto mar, mas sempre dizia que era muito perigoso”, contou.

Ela contou que falou com o filho pela última vez na quinta-feira (15) à noite, por meio de uma chamada de vídeo.

“Ele estava dentro do barco, disse que a embarcação não estava muito bem, mas relatou que iriam consertar e que iam para o mar na sexta-feira, às 17h. Dei a bênção e pedi proteção para ele e para todos. Só depois que tivemos notícia dessa tragédia”, disse Antonia.

Diego Silva de Brito

O potiguar Diego Silva de Brito, de 28 anos, é um dos desaparecidos do naufrágio de um barco pesqueiro no Litoral de Santa Catarina — Foto: Cedida

Já o potiguar Diego Silva de Brito, de 28 anos, trabalha com pesca há cerca de 10 anos e veio para Santa Catarina em busca de melhores condições de vida.

A família de Diego mora em Rio do Fogo, no litoral norte do Rio Grande do Norte. Na embarcação, também estava um primo de Diego, Mário Gomes Soares, que foi resgatado com vida.

Qual foi a causa?
Até o momento, não há informações sobre o que causou o incidente. A Marinha do Brasil vai investigar o caso.

Havia condições para navegação?
A costa da região Sul do Brasil enfrenta ventos fortes e chuvas intensas por causa da passagem de um ciclone extratropical. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para a faixa sul de Santa Catarina, até a altura de Florianópolis, válido até a tarde de sábado (17).

No Rio Grande do Sul, três pessoas são procuradas nesta segunda por conta do ciclone que atingiu o estado na semana passada.

Foto: Marinha do Brasil/Fonte: G1 SC

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades