
O Floripa Airport atingiu em 2025 o maior movimento de sua história. Pela primeira vez, o Aeroporto Internacional de Florianópolis superou a marca de 5 milhões de passageiros em um único ano. Ao todo, 5,1 milhões de pessoas circularam pelo terminal, administrado pela Zurich Airport Brasil.
O resultado foi impulsionado, principalmente, pela forte expansão dos voos internacionais. Em 2025, o Floripa Airport registrou 1,2 milhão de passageiros internacionais, crescimento de 32% em relação ao ano anterior, além de um aumento de 27% no número de voos internacionais. Com esse desempenho, o aeroporto consolidou a posição assumida no início de 2024 como o terceiro terminal brasileiro com maior movimento internacional, atrás apenas de Guarulhos e Galeão.
A aceleração do processo de internacionalização começou em 2024, quando o volume de passageiros em voos para fora do país quase triplicou, superando 900 mil viajantes. O salto foi impulsionado pela chegada de novas rotas estratégicas, como:
-
Florianópolis–Panamá, operada pela Copa Airlines, conectando Santa Catarina à América do Norte e ao Caribe;
-
Florianópolis–Lisboa, operada pela TAP, ampliando a ligação direta com a Europa.
Além disso, houve uma ampliação expressiva dos voos para Argentina e Chile, com crescimento de 114% em 2024 em comparação a 2023.
Para o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, o marco reforça a relevância do terminal catarinense. “A marca de 5 milhões de passageiros consolida Florianópolis como um destino relevante no cenário global e reflete o trabalho constante de planejamento, investimento e alta performance operacional, com foco no desenvolvimento de Santa Catarina”, afirma.
Atualmente, o Floripa Airport conta com cinco rotas internacionais regulares — Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), Santiago, Panamá e Lisboa — além de oito rotas domésticas. Com o novo recorde, o aeroporto se consolida como um dos principais hubs turísticos do país, fortalecendo ainda mais a conexão de Santa Catarina com o mundo.




















