terça-feira, 29 de abril de 2025 | 01:18:10 Now19°C

Reencontro com as raízes: após 20 anos Festa Açoriana volta a ser realizada em Araquari

açoriana

Duas décadas depois da última edição, Araquari volta a comemorar a festa açoriana, que celebra o reencontro com as raízes e tradições dos colonizadores do município. O 29º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, será realizada nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A entrada é gratuita.

O local do evento será o pavilhão da igreja católica, localizado na rua Nereu Ramos, 402. Na programação haverá música, gastronomia, artesanato e cultura. A realização é da Prefeitura de Araquari em parceria com o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A cidade também abre as portas para receber representantes de 47 municípios do litoral catarinense que têm ligação com a cultura de base açoriana. No sábado, 18/11, às 9h, acontece um desfile etnográfico com boi de mamão, tocatas e danças de grupos de referência que utilizam vestes que remetem aos primeiros imigrantes das ilhas açorianas. Estudantes da rede pública também participam do desfile que começa no Parque Refúgio dos Pássaros e segue até o Palco Peninha.

Dentro do pavilhão, estandes terão uma mostra da herança das manifestações culturais, desde oleiros, renda de bilro, tapetes feitos em tear manual, cestaria e beijú.

Lançamento da Festa e Entrega do Troféu Açorianidade 2023

Para reconhecer quem preserva a cultura, o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai entregar o Troféu Açorianidade 2023 para pessoas e instituições de diferentes cidades que colaboraram com a cultura açoriana de alguma forma. As categorias representam as nove ilhas do arquipélago dos Açores e a ilha de Santa Catarina.
A entrega acontece no dia  28/10, às 19h, na Secretaria de Educação, durante o lançamento da 29º Açor.

Concurso nas escolas e viagem internacional

Não tem como preservar a cultura se ninguém contar a história para as novas gerações. Por esse motivo, a Secretaria de Educação realizou um edital voltado para as práticas pedagógicas que fazem referência à cultura de base açoriana nas Escolas e Centros de Educação Infantil do município. Desde março, professores das séries iniciais e da educação infantil desenvolvem projetos voltados para a cultura açoriana dentro das unidades de ensino. O edital do 3º Prêmio Práticas Pedagógicas do Município de Araquari recebeu no total 34 inscrições que concorrem em duas categorias: Educação Infantil e Séries Iniciais.

Os integrantes dos dois melhores projetos realizarão uma viagem de estudos e de trabalho à Região Autônoma dos Açores – Portugal, com custeio de diárias e passagens aéreas para quatro integrantes de cada equipe, em 2024. O roteiro da viagem foi planejado em parceria com o governo dos Açores e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, maior município da ilha de São Miguel, em Portugal.

Segundo o coordenador geral de ensino da Secretaria de Educação e pesquisador de cultura, Daia Carvalho, “a festa açoriana é um evento que reúne a possibilidade de ver como a cultura de base açoriana se entrelaça com as demais culturas, porque é impossível falar sobre a questão cultural sem citar a presença africana e a presença indígena, em Santa Catarina.

A vinda da cultura açoriana para o Brasil aconteceu por volta de 1.750 quando a coroa portuguesa designou um grupo de Açorianos para fazer uma ocupação no litoral catarinense, vindos do Arquipélago de Açores, uma região composta por povos de diferentes regiões de Portugal e da Europa, e é justamente essa mistura que moldou o nosso jeito de viver. Sediar a festa e apresentar essa cultura para os nossos estudantes é uma alegria enorme para nós”.

Foto e fonte: Prefeitura de Araquari

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades