
A coloração avermelhada que surgiu no rio Guaxanduva nesta semana está intrigando moradores de Joinville, no Norte catarinense. Após denúncias, a Secretaria do Meio Ambiente informou nesta sexta-feira (13) que investiga o que pode ter acontecido no local.
Segundo Gerson Lopes, que fez as imagens na quinta-feira (12), essa não é a primeira vez que a água aparece vermelha no trecho, próximo à rua Victor Konder.
Mudanças chegaram a ser vistas em setembro de 2022. “A gente acredita que possa ser algo relacionado ao depósito ou despejo de alguma empresa às margens do rio.
“Além da coloração, já aconteceu de vir com espuma de banco, resto de colchão, bastante coisa”, relata o morador do bairro Comasa.
Em nota, a prefeitura informou que fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) estiveram no local e que o município apura o que pode ter alterado a coloração do rio. A orientação da prefeitura é para que os moradores que tenham informações sobre o caso enviem o material pela Ouvidoria da Prefeitura, pelo site ou aplicativo Joinville Fácil.
A reportagem questionou o município sobre denúncias de outras ocorrências do tipo no local, mas não teve retorno até a última atualização da matéria.
