
A formação do primeiro ciclone extratropical de 2026 deve provocar chuvas intensas, temporais e ventos fortes em pelo menos cinco estados brasileiros entre sexta-feira (9) e domingo (11). De acordo com a Meteored, o sistema ganha força a partir de sexta e impacta o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.
Avanço do sistema
Na manhã de sexta-feira (9), pancadas de chuva forte devem atingir inicialmente o Rio Grande do Sul, avançando ao longo do dia para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e áreas do estado de São Paulo.
No sábado (10), a previsão indica a formação de um rio atmosférico — corredor de umidade que transporta grande volume de vapor d’água da região sul da Amazônia para o Sul do país. Esse fenômeno pode intensificar as instabilidades e provocar tempestades severas.
Os acumulados de chuva podem chegar a 130 milímetros no RS, SC, PR e MS. Em São Paulo, os volumes devem ser menores, em torno de 50 milímetros, concentrados principalmente no litoral sul.
Estados na rota do ciclone
-
Rio Grande do Sul
-
Santa Catarina
-
Paraná
-
Mato Grosso do Sul
-
São Paulo
Situação em Santa Catarina
Em Santa Catarina, o sol começa a dar lugar às chuvas já na tarde desta quinta-feira (8), com o avanço de uma frente fria pelo mar, associado ao calor e ao aumento da umidade. Esse cenário favorece a ocorrência de temporais isolados em todas as regiões do Estado.
Na sexta-feira, as instabilidades persistem e os ventos podem atingir até 70 km/h no Extremo-Oeste, conforme alerta da Defesa Civil de Santa Catarina. O risco é moderado a alto para ocorrências como:
-
alagamentos e enxurradas;
-
destelhamentos;
-
quedas de galhos e árvores;
-
danos à rede elétrica.
No sábado (10), um sistema de baixa pressão deve dar origem ao ciclone extratropical, que se desloca em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul, mas continua influenciando Santa Catarina, mantendo a possibilidade de temporais isolados e de forte intensidade.
O afastamento do sistema está previsto apenas para a segunda-feira (12). Mesmo assim, ainda há chance de chuva no Norte catarinense, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.
Recomendações da Defesa Civil
-
Durante temporais, procure local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
-
Com ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;
-
Em caso de alagamentos, não atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
A orientação é acompanhar os avisos meteorológicos e seguir as recomendações dos órgãos oficiais para reduzir riscos durante a passagem do fenômeno.




















