Privilegiada pela sua localização estratégica, está a cinco minutos da principal rodovia litorânea do país, próxima há quatro portos e dois aeroportos. Conheça São João do Itaperiú. Felicidade em viver bem!
Os primeiros colonizadores Açorianos chegaram por volta de 1810, mais tarde somando-se a estes os colonos Poloneses, Italianos e Alemães.
De costumes modestos e sentimento religioso sempre presente, em 1916 foi construída a primeira capela com nome e imagem de São João Batista, elevado Padroeiro da localidade. Desde então sua denominação permanece a mesma, mesclando a cultura indígena com a tradição religiosa.
Por volta de 1965, o Governo liberou verbas para empréstimos aos agricultores, quando houve grande produtividade e a queda dos preços não possibilitou aos agricultores o pagamento de suas dívidas. Por este motivo, grande parte das famílias, que viviam de agricultura familiar, tiveram que vender suas terras e migrar para centros maiores, caracterizando um momento de grande êxodo rural em São João do Itaperiú.
Inicialmente o município era ligado a Araquari, depois fazendo parte de Barra Velha, e somente a partir de 1965 passou à condição de distrito. Depois de muitos anos de luta, e por receber pouca assistência do município sede, um grupo de pessoas se uniu em torno da conquista de sua independência. A emancipação de São João do Itaperiú ocorreu em 29 de Março de 1992, através da Lei nº 8.549, sancionada pelo então governador Vilson Pedro Kleinubing.
Em 20 de janeiro de 2014, foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo a Lei Estadual nº 16.328, que reconhece o município de São João do Itaperiú como a Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina, em virtude da forte presença da indústria frigorífica no município.
São João do Itaperiú possui extensão territorial de 152 Km² e população estimada de 3.634 habitantes (IBGE/2015).