terça-feira, 2 de setembro de 2025 | 00:26:56 Now20°C

São João do Itaperiú abre Semana da Pátria com ato cívico em frente à Prefeitura

img_FC577115F79AA03B28BC6FD1EBAE11C411705970
São João do Itaperiú deu início, na manhã desta segunda-feira (1º), à programação da Semana da Pátria 2025. O ato cívico foi realizado em frente à sede da Prefeitura Municipal e reuniu cerca de 600 alunos das escolas municipais, estaduais e dos Centros de Educação Infantil (CEIs), além de professores, gestores, autoridades e comunidade.
Um dos destaques da solenidade foi a apresentação do aluno Pedro Miguel Wilpert, de 10 anos, que tocou no teclado o hino do município. Diagnosticado com autismo nível 1 e TDAH, Pedro iniciou os estudos musicais aos seis anos e já participou de festivais culturais e eventos comunitários. “O Pedro sempre foi muito persistente. Mesmo com as dificuldades, a música abriu caminhos para ele se desenvolver e mostrar seu talento. Hoje, vê-lo tocando o hino da nossa cidade, diante de toda a comunidade, é uma grande vitória não só para ele, mas para todas as famílias que acreditam no potencial de seus filhos”, destacou a mãe, Marineusa Wilpert.

Para o prefeito Rovâni Delmonego, a Semana da Pátria reforça valores de cidadania e amor ao Brasil. “A Semana da Pátria nos convida a refletir sobre o valor da liberdade e o dever de cada cidadão na construção de um país mais justo. Ver nossas crianças e jovens participando desse momento nos enche de esperança, porque é nelas que está o futuro da nossa pátria”, afirmou.

A secretária de Educação e Cultura, Tatiane Cristina Gonçalves Alves de Souza, também ressaltou a importância da programação. “As apresentações de hoje mostram como a educação vai além da sala de aula. Trabalhar valores como civismo, respeito e amor ao Brasil é fundamental para formar cidadãos conscientes. A participação de todos os alunos, professores e famílias nesta semana é motivo de grande orgulho para o município”, completou.

A programação segue ao longo da semana, com atividades realizadas por cada escola em alusão à data. O encerramento está previsto para domingo, 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico no centro da cidade, reunindo estudantes, entidades e a comunidade.

Fotos e fonte: PMSJI 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades