
O Secretário de Saúde de Barra Velha, Rogério Pinheiro, se reuniu com diretores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na quinta-feira passada (9), para avaliar o atendimento a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla no município.
Durante o encontro na Escola Especial Flávio Quirino Borges, o secretário elogiou o trabalho desenvolvido pela associação em Barra Velha. “Conheço a realidade de praticamente todas as Apaes de Santa Catarina, e vejo que nenhuma delas tem ajudado tanto o Município como a unidade de Barra Velha. Temos um suporte excelente, sem comparação com as demais cidades e por isso, agradecemos a Apae”, disse o secretário.
Rogério também aproveitou para lembrar da parceria entre Município e Apae em busca de garantir diagnóstico de deficiência intelectual e de outros transtornos do neurodesenvolvimento em crianças, jovens e adultos de maneira eficiente.
A primeira etapa do atendimento é feita na unidade de saúde com a triagem, prestada por um médico ou psicólogo, que entrevistam a família e/ou o paciente e definem se o caso é elegível ou não para a Apae.
A partir dali é encaminhado para a associação, que possui equipe interdisciplinar especializada que faz uma avaliação das habilidades adaptativas e cognitivas do paciente, determinando a presença de deficiência intelectual ou de outro transtorno do neurodesenvolvimento.
Valdinei Sobral (presidente da APAE), marcou presença na reunião, além da diretora Roberta Oliveira, Elisabeth Pinheiro (coordenadora da policlínica), Laura Zimmermann (pediatra), Juliane Ribeiro Bezerra (enfermeira da policlínica), Tamara Silva Tomaz (diretora de gestão), Aurea Ferreira (coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação) e Viviane Montanari Jurek (coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS).
