
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha divulga os dados de atendimentos do mês de abril das Unidades Básicas de Saúde, do Policlínica e do PA 24h.
Após a implementação de mudanças nos setores com maior fluxo de atendimento, a Secretaria da Saúde de Barra Velha traz nesta quinta- feira, 8 de maio, os principais indicadores dos serviços, ofertados no mês de abril pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS, a Policlínica e o Pronto Atendimento – PA 24H.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, aponta os motivos considerados para a divulgação destes dados.
“Ao observar estes números, verificamos a ampliação da oferta nos setores mais procurados pela população. Isso nos mostra que as melhorias feitas até aqui, têm sido eficazes no cuidado com a saúde do cidadão barravelhense”, comenta Lilian.
O total de atendimentos aumentou nas UBS, após a adesão do novo Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, em uso desde o dia 15 de abril deste ano. As UBS são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde – SUS, com demandas relacionadas à promoção e prevenção da saúde dos usuários.
O enfermeiro e coordenador das UBS, Athos Dillan Gomes faz a comparação entre períodos.
“Em março foram executados mais de 18 mil procedimentos nas unidades de saúde, correspondentes aos bairros Centro, Itajuba, São Cristóvão, Pedras Brancas, Sertãozinho, Quinta dos Açorianos, Escalavrado, Medeiros e Rio Novo. Em abril, alcançamos uma quantidade superior a 21 mil. O valor é quase 19% maior, se comparado ao mês anterior.”
Na Policlínica, o horário de funcionamento foi ampliado. Desde o dia 31 de março, os munícipes têm acesso aos exames e consultas de média complexidade no horário das 7h às 19h, sem pausa para o almoço. A melhoria já se reflete nos números atuais, conforme explica a enfermeira e coordenadora do departamento, Ariadne Nascimento.
“De março para abril os atendimentos quase dobraram. Fomos de 1.701 para 3.386, respectivamente”, destaca a servidora. Outro índice importante é o número de faltas no local. Em março eram 274, pessoas faltantes, já em abril foram 222 desistências, uma redução de quase 20%.
No Pronto Atendimento – PA 24h foi registrada a queda nos atendimentos, passando de 7.553 em março para 6.831 em abril.
Por fim, os bons resultados demonstram o comprometimento da gestão pública com a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores de Barra Velha.
