
Com a chegada da primavera, a Secretaria da Saúde de Barra Velha reforça os cuidados necessários para prevenir doenças comuns nesta época do ano. As mudanças bruscas de temperatura, o aumento do pólen no ar e a proliferação de poeira e ácaros favorecem o surgimento de alergias e infecções respiratórias.
Entre as doenças mais frequentes estão rinite, conjuntivite alérgica, asma e sinusite. Para orientar a população, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão preparadas para oferecer diagnóstico, orientações e tratamento.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Lilian Ramos Gervasi, os atendimentos iniciam nas UBS e, quando necessário, os pacientes são encaminhados para especialistas.
“Nas unidades de saúde dos bairros, o paciente tem acesso ao diagnóstico, orientações e tratamento. Em casos mais graves, o médico clínico geral encaminha para um especialista”, destaca Lilian.
Os sinais de alerta mais comuns nesta época incluem nariz escorrendo, espirros frequentes, coceira nos olhos e na garganta, tosse seca e, em situações mais graves, falta de ar.
A médica Laura Zimmermann, diretora técnica das UBS, garante que as equipes estão preparadas para a demanda da estação.
“Fazemos capacitações sobre doenças comuns nessa época do ano, reuniões de equipe e controle de estoque dos medicamentos mais utilizados”, afirma.
Cuidados simples ajudam na prevenção
A Secretaria reforça que hábitos básicos podem reduzir os riscos de crises alérgicas e infecções:
-
Manter a casa limpa com pano úmido, evitando vassouras e objetos que levantem poeira.
-
Evitar tapetes, cortinas pesadas e bichos de pelúcia.
-
Lavar as roupas de cama com frequência.
-
Beber bastante água.
Barra Velha conta atualmente com nove UBS, localizadas nos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Quinta dos Açorianos, Pedras Brancas, Sertãozinho, Rio Novo, Escalvado e Medeiros. Para mais informações, os moradores devem procurar a unidade mais próxima de sua residência.
