segunda-feira, 21 de outubro de 2024 | 23:57:43 Now19°C

Secretaria de Saúde orienta a população no Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar

471151f1-1baf-4acd-95c5-907dfa08dbae

Salvar uma vida, essa é a função principal de todo profissional da área da saúde. Agora, imagine se fosse possível fazer isso mesmo sendo leigo? Nesta quarta-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). O procedimento pode ser iniciado por qualquer pessoa para reverter uma parada cardio respiratória, mas ainda assim será necessário o uso de um suporte avançado. À data, tem como objetivo reconhecer a importância da técnica e trazer consciência sobre como ela pode salvar vidas.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

A secretária de saúde Lilian Ramos Gervasi explica em que situações a RCP pode ser iniciada: “Quando ocorre um acidente ou um mal súbito e a pessoa fica inconsciente, não responde e não respira, já podemos iniciar compressões torácicas e manobras de reanimação. Apesar de um cidadão comum conseguir fazer a RCP, é importante destacar que o primeiro passo é pedir ajuda nos serviços de urgência como o Samu, pelo número 192”, complementa Lilian.

A médica Laura Zimmermann, diretora técnica do PA 24h de Barra Velha fala sobre a importância de se saber realizar uma RCP corretamente: “Esse procedimento garante que o sangue continue a circular pelo corpo para manter o cérebro e os órgãos em funcionamento até a chegada do socorro, melhorando as chances de sobrevivência da vítima”.

A manobra de compressão torácica deve ser feita com a pessoa deitada de barriga para cima, em um local de superfície dura, para garantir a estabilidade do movimento. A RCP bem executada no ambiente pré- hospitalar ajuda o paciente a voltar à circulação espontânea e diminui a chance de sequelas.

Saiba como fazer a RCP

Lembre-se dos 4Cs:
1- Checar resposta: chamar a pessoa, bater nos ombros levemente para tentar despertá-la;
2- Chamar por ajuda: ligar para o SAMU 192, ou, no caso de Barra Velha, para o bombeiro no número 193;
3- Checar a respiração: ver se o peito se eleva, ouvir a respiração e sentir o ar saindo pelo nariz e boca
4- Comprimir o tórax
Posicione as mãos:
– Coloque a vítima deitada de costas em uma superfície firme.
– Ajoelhe-se ao lado da pessoa, alinhado ao peito dela.
– Coloque a base de uma das suas mãos no centro do peito da vítima, logo abaixo da linha dos mamilos.
– Coloque a outra mão em cima da primeira e entrelace os dedos. Certifique-se de que seus braços estão retos.
Inicie as compressões:

A estabilidade do movimento e a compressão adequada

– Use o peso do seu corpo para pressionar o peito da pessoa para baixo, comprimindo pelo menos 5 cm, mas não mais que 6 cm.
– Faça as compressões a uma taxa de 100 a 120 compressões por minuto.
– Não pare até ajuda chegar: Continue com as compressões até que o serviço de emergência chegue ou a pessoa mostre sinais de vida. Se possível, troque de pessoa para continuar as compressões a cada 2 minutos, pois elas podem ser cansativas.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades