quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | 12:38:38 Now25°C

Segunda massa de ar frio do ano provoca geada na Serra de Santa Catarina

SAO-JOAQUIM-FRIO

A semana começou com uma mudança significativa nas condições do tempo em Santa Catarina. Após dias marcados por calor intenso, temporais frequentes e registros de granizo, o Estado passou a ter predomínio de tempo mais seco, com vento sul persistente e ausência de chuva em grande parte das regiões.

Na manhã desta quarta-feira (21), a vegetação rasteira do Vale dos Caminhos da Neve, na Serra catarinense, voltou a amanhecer coberta por geada. O fenômeno foi registrado pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi e chamou atenção por ocorrer em pleno verão.

De acordo com o sistema Agroconnect, da Epagri, a temperatura mínima no local chegou a 4,44°C, a mais baixa registrada em Santa Catarina nesta manhã. Em contraste, a maior temperatura do Estado nas primeiras horas do dia foi de 21,32°C, no município de Caibi, no Oeste catarinense.

Por que ocorreu geada em pleno verão?

Segundo os meteorologistas Fernando Rafael e Luiz Eduardo, da Defesa Civil de Santa Catarina, a ocorrência de geada nesta época do ano, restrita às áreas mais altas do Estado, pode ser explicada por uma combinação de fatores.

Entre os principais motivos estão:

  • Influência do fenômeno La Niña, ainda que em fraca intensidade;

  • Altitude elevada da Serra catarinense;

  • Presença de vales mais profundos, que favorecem o acúmulo de ar frio.

De acordo com os especialistas, mesmo fraca, a atuação da La Niña favorece a entrada de anticiclones (sistemas de alta pressão) mais secos durante o verão. “Esses sistemas, embora rápidos, costumam trazer períodos com temperaturas mais baixas e ar bastante seco, o que intensifica o resfriamento da superfície durante a madrugada”, explicam.

A mudança no tempo está associada ao avanço de uma massa de ar frio e seco sobre o Sul do Brasil, que chegou na retaguarda da frente fria responsável pelas chuvas intensas registradas no último fim de semana, especialmente no Leste catarinense.

Não é a primeira ocorrência em 2026

Esta foi a segunda massa de ar frio a atuar em Santa Catarina em janeiro de 2026. No dia 5 de janeiro, uma nota meteorológica da Epagri/Ciram já alertava para o fenômeno, com o comunicado:
“Janeiro com temperatura baixa e geada ao amanhecer no Planalto Sul de SC.”

Previsão para os próximos dias

Ao longo desta semana, a tendência é de tempo mais seco no interior do Estado, o que deve favorecer temperaturas amenas durante a madrugada, especialmente nas regiões de maior altitude. A Defesa Civil orienta atenção redobrada para áreas rurais e produtores agrícolas, onde a queda de temperatura pode causar impactos pontuais.

Foto: Mycchel Legnaghi 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades