
Depois de um final de semana marcado por frio intenso e até ocorrência de neve em cidades do Rio Grande do Sul, as temperaturas seguem baixas no início desta semana em várias regiões do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem registrar até 3°C em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com forte possibilidade de geada. O frio também deve se intensificar no Sudeste, no Centro-Oeste e até em parte do Nordeste.
No Centro-Oeste, o alerta é para seca: a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, o que exige atenção redobrada para hidratação e a recomendação de evitar atividades físicas intensas nos períodos mais secos do dia.
Já na Região Norte, as chuvas tendem a aumentar, especialmente no norte e centro do Amazonas, no sul e norte de Roraima e no sudoeste amazonense.
Frio persiste em São Paulo
O domingo (10) foi de céu encoberto e sensação de frio na capital paulista, que registrou temperatura média de 13,4°C. Ventos úmidos e frios vindos do mar, combinados com a massa de ar polar, mantêm a cidade em estado de alerta para baixas temperaturas desde 22 de junho, segundo a Defesa Civil municipal.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o ar frio e seco deve permanecer sobre a Grande São Paulo, garantindo madrugadas e manhãs geladas. Durante as tardes, o sol favorece leve elevação das temperaturas, sem previsão de chuva.
Nesta segunda-feira (11), a mínima prevista é de 9°C e a máxima de 17°C, com muitas nuvens e sensação de frio ao longo do dia. Na terça-feira (12), a madrugada e o amanhecer devem ter névoa úmida e céu nublado, mas o sol predomina a partir da manhã. A mínima será de 9°C e a máxima de 20°C, com queda na umidade relativa do ar, que deve chegar a 40% durante a tarde.
