segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | 20:52:12 Now19°C

Suprema Corte dos EUA permite ao governo Trump deter imigrantes com base em idioma ou sotaque

hyndai

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu temporariamente uma decisão judicial que impedia agentes federais de deter imigrantes apenas por falar espanhol ou inglês com sotaque, permitindo que o governo do presidente Donald Trump continue a aplicar essa política.

A decisão suspensa havia sido emitida em 11 de julho pela juíza distrital Maame Frimpong, de Los Angeles, que determinava que agentes de imigração só poderiam parar ou deter pessoas com base em “suspeita razoável” de estarem no país ilegalmente. A juíza concluiu que as práticas do governo Trump violavam a Quarta Emenda da Constituição, que protege contra buscas e detenções arbitrárias.

O caso foi movido coletivamente por um grupo de latinos, incluindo alguns cidadãos americanos, que relataram abusos do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE). Um dos demandantes, Jason Gavidia, afirmou ter sido agredido por agentes que duvidaram de sua cidadania e exigiram informações sobre o hospital onde nasceu.

Em sua decisão, a Suprema Corte, com maioria conservadora de 6 a 3, liberou temporariamente a aplicação da política, contrariando os três juízes liberais que discordaram publicamente da medida. O Departamento de Justiça argumentou que fatores como idioma ou ocupação podem ser considerados pelos agentes na intensificação da aplicação das leis de imigração.

Detenções em fábrica na Geórgia

A medida da Suprema Corte coincide com uma grande operação realizada na última quinta-feira (4) em uma fábrica de baterias da Hyundai, na Geórgia, onde 475 trabalhadores foram detidos por não possuírem autorização adequada para trabalhar nos Estados Unidos. Segundo autoridades, muitos tinham apenas vistos temporários para turismo ou negócios.

O presidente Trump afirmou, em coletiva no Salão Oval, que os detidos eram “imigrantes ilegais” e que as autoridades estavam “fazendo seu trabalho”. O Departamento de Segurança Interna (DHS) informou que os mandados de busca foram autorizados pela Justiça por suspeitas de práticas ilegais de emprego e outros crimes federais, e que algumas pessoas tentaram fugir, sendo resgatadas de um lago de esgoto.

A operação foi descrita pelo DHS como a maior de fiscalização em um único local na história do departamento. Já o Partido Democrata da Geórgia criticou a ação, classificando-a como uma “tática de intimidação politicamente motivada” destinada a aterrorizar trabalhadores que contribuem para a economia e comunidades locais.

O governo americano reafirmou que continuará aplicando as leis de imigração e garantindo que trabalhadores estrangeiros atuem legalmente nos Estados Unidos, mantendo a promessa de Trump de proteger empregos e a integridade do mercado de trabalho.

Fábrica da Hyundai na Geórgia, nos EUA — Foto: AP Photo/Mike Stewart, File 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades