terça-feira, 7 de outubro de 2025 | 05:08:34 Now17°C

Telegram remove grupos que vendiam falsa “cura” para câncer após ação da AGU

telegram-1024x613

O aplicativo Telegram excluiu recentemente diversos grupos e canais que promoviam e comercializavam substâncias à base de dióxido de cloro como supostas curas para doenças graves, incluindo câncer e autismo. A medida foi tomada após uma notificação da Advocacia-Geral da União (AGU).

O dióxido de cloro não possui respaldo científico ou médico para qualquer tratamento e é considerado perigoso à saúde, podendo causar graves danos, especialmente em crianças. Apesar disso, a substância tem sido ilegalmente vendida como “medicamento milagroso” desde a pandemia de Covid-19.

A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, vinculada à AGU, solicitou ao Telegram, na sexta-feira (19), que os grupos fossem removidos e que o aplicativo bloqueasse hashtags e palavras-chave que facilitassem o acesso ao conteúdo enganoso. Em nota, a procuradoria destacou que se trata de desinformação que pode colocar a saúde pública em risco.

A ação foi motivada por denúncias encaminhadas ao Ministério da Saúde e à Anvisa. Durante a investigação, as autoridades sanitárias identificaram cerca de 30 comunidades que recomendavam o uso do dióxido de cloro para diferentes doenças, reforçando a necessidade de intervenção.

Foto e fonte : Agência Brasil 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades