
O Grupo Breithaupt, uma das mais tradicionais redes de varejo de Santa Catarina, anunciou o encerramento de suas atividades e teve a falência decretada em sentença judicial publicada na última quarta-feira (8). Com isso, os bens da empresa serão leiloados para pagamento das dívidas, que somam cerca de R$ 35 milhões.
A falência foi oficializada pelo juiz Uziel Nunes de Oliveira, da Vara Regional de Falências, Recuperação Judicial e Extrajudicial de Jaraguá do Sul, atendendo a um pedido da própria empresa. A administração judicial ficará responsável pela arrecadação, inventário e venda dos ativos, incluindo imóveis onde funcionavam lojas, já lacrados nos últimos dias. Um plano detalhado sobre o processo de venda será apresentado em até 60 dias.
Fundado há quase um século, o Grupo Breithaupt chegou a ser um dos maiores nomes do varejo catarinense, com atuação em diversos setores, como materiais de construção, supermercados, shopping center, lojas de eletromóveis e autocenters. A empresa completaria 100 anos em 2026, mas alegou impossibilidade de se manter operacional frente às dívidas e à crise financeira.
O encerramento das atividades marca o fim de uma trajetória histórica no comércio de Santa Catarina, que deixou sua marca pela diversidade e pela presença em diferentes cidades do estado.
Fotos Reprodução Via OCP