
Pacientes usuários do posto de saúde do centro de Barra Velha, a Unidade de Saúde Básica Manoel Pinheiro (UBS), ao lado do Ginásio de Esportes, cobram melhor atendimento por parte da Secretaria de Saúde local.
De acordo com um dos pacientes, que pediu para não ser identificado, os dias de sol forte têm sido difíceis para a comunidade, que por conta da necessidade da ordem de chegada, enfrentam filas desde as 6h da manhã.
O paciente reforça que chegando nesse horário, a comunidade precisa esperar cerca de uma hora e meia até a abertura da UBS, que ocorre às 7h30, e do lado de fora, não há banheiros nem bebedouros à disposição da comunidade.
O próprio morador, que precisa usar o banheiro regularmente, por problemas de saúde, não pôde acessar até que as portas do posto fossem abertas. E para complicar, o forte calor maltrata as pessoas logo pela manhã.
A reportagem da Rede Marazul informou que a Secretaria de Saúde da Prefeitura alegou que por hora não há como ampliar esse horário de atendimento no centro da cidade. Mas a atual administração já está com horário ampliado na UBS de Itajuba, até as 20h, e programa também aumentar o horário de atendimento no São Cristóvão. O terceiro passo seria o centro da cidade.
Levaram o vaso sanitário
O secretário Rogério Pinheiro comenta ainda que o atendimento dos médicos é por fichas e há regulamentação por parte do Conselho Regional de Medicina, o CRM. De manhã, a demanda é livre, por chegada; e à tarde, por agendamento.
A liberação do uso dos banheiros tem um agravante: o vandalismo. Segundo Rogério, já foi liberado o uso, mas vândalos furtaram os vasos sanitários. Outros municípios também já confirmaram que suas UBSs fecham o acesso.
Segundo Rogério, só para ser como exemplo, o PA 24h de Barra Velha, na Rua Miranda Coutinho, no centro, tem recepção em tempo integral, e mesmo assim, bebedouros já foram furtados.
