sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | 08:09:24 Now25°C

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan começa a ser aplicada pelo SUS a partir de 17 de janeiro

aedes-aegypti-dengue-1024x618

Na luta contra a dengue, o Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, a partir do dia 17 de janeiro, a aplicação da vacina de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan. A imunização começará de forma piloto em três municípios: Maranguape (CE) e Nova Lima, no dia 17, e Botucatu, no dia 18.

A estratégia inicial tem como objetivo avaliar os resultados da campanha com a imunização de ao menos 50% da população dessas cidades. O público-alvo será composto por pessoas com idade entre 15 e 59 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, para essa etapa será utilizada parte das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan. O primeiro lote também contemplará profissionais da atenção primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ampliação gradual

Com o aumento da capacidade produtiva — viabilizado por uma parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines —, a estratégia será gradualmente ampliada para todo o país. A previsão é iniciar pela população de 59 anos e avançar até 15 anos, conforme a disponibilidade de doses.

Atualmente, o SUS já oferece uma vacina em duas doses, produzida no Japão, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos.

Eficácia comprovada

Nesta semana, o Instituto Butantan divulgou novos dados indicando que o imunizante reduz a carga viral em pessoas que contraem dengue após a vacinação, o que tende a resultar em quadros menos graves da doença. As conclusões constam em estudo publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas.

A pesquisa analisou amostras de 365 voluntários que apresentaram dengue sintomática entre 2016 e 2021, em 14 estados brasileiros, comparando grupos vacinados e não vacinados. Apesar de ocorrerem infecções após a imunização, a carga viral foi significativamente menor entre os vacinados, evidenciando a capacidade da vacina de induzir resposta imune e reduzir a replicação do vírus.

A vacina foi aprovada pela Anvisa após a análise de cinco anos de acompanhamento de 16 mil voluntários participantes do ensaio clínico. Para a faixa etária de 12 a 59 anos, indicada pela agência reguladora, o imunizante apresentou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme.

Com a nova estratégia, o Ministério da Saúde espera ampliar a proteção da população e reduzir o impacto da dengue em todo o país.

Foto: Divulgação 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades