terça-feira, 7 de outubro de 2025 | 14:36:44 Now20°C

Treze tartarugas marinhas ficam presas em rede de pesca irregular na praia de Itajuba em Barra Velha; 12 morreram

tartaruga

Ao menos 12 tartarugas morreram ao ficarem presas em uma rede de pesca irregular armada na praia do bairro Itajuba em Barra Velha.

Tartarugas mortas após serem retiradas de rede de pesca em que ficaram presas em SC — Foto: PMP-BS/Univali/Via G1 SC

Um animal sobreviveu e foi levado para tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha, na mesma região.

Segundo a Univali, moradores notaram as tartarugas presas na rede e fizeram a remoção dos animais na tarde de terça-feira (16). Em seguida, acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Animais foram retirados da rede por moradores. Uma tartaruga sobreviveu — Foto: PMP-BS/Univali/Via G1 SC

As 13 tartarugas-verdes (Chelonia mydas) eram jovens. Uma delas, que sobreviveu, tinha sinais de afogamento devido ao aprisionamento no petrecho. O exame também demonstrou que ela ficou presa pelo pescoço e nadadeira na malha da rede.

Outros animais encontrados vivos foram soltos e devolvidos ao mar no momento da remoção.

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades