A forte chuva de sábado e ontem atingiu, pelo menos, 24 cidades de Santa Catarina, deixando 1300 pessoas desabrigadas. Araquari, no norte do estado, decretou situação de emergência. A última atualização do governo foi divulgada às 20h de sábado.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
A região de Joinville, que inclui Araquari, São Francisco do Sul, Itapoá e São Bento do Sul, registrou alagamentos, vias interditadas, quedas de muros e desabrigados. Ainda no sábado, o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve seu horário adiado e o transporte público foi suspenso.
Outras regiões, como Jaraguá do Sul, Canoinhas, Caçador, Lages, Concórdia, Xanxerê e São Miguel do Oeste, também registraram ocorrências relacionadas às chuvas.
De acordo com o governo de Santa Catarina, a região norte acumulou 120 milímetros de chuva em apenas 12 horas, com picos de 80 mm em algumas áreas. Até segunda-feira, a previsão é de que os acumulados cheguem a 300 mm.
Estado está preparado
O governador Jorginho Mello (PL) tem monitorado a situação diretamente da sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil que acompanha as condições climáticas em tempo real.
“A gente está preparado, bem organizado, e todo o nosso trabalho que tem sido feito nas barragens é justamente para evitar grandes desastres e, acima de tudo, salvar vidas”, afirmou o governador.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui