
O jovem Matheus Silveira, natural de Barra Velha, é exemplo de perseverança, coragem e dedicação. Durante o período em que cursava Educação Física no Brasil, Matheus atuou como guarda-vidas nas praias de Barra Velha entre os anos de 2018 e 2019, trabalhando ao lado do soldado Carlos e do soldado Magalhães – hoje cabos da corporação – e do conhecido guarda-vidas Hermes, o “Gordo”, como carinhosamente é chamado por todos.
Além de sua atuação local, Matheus também prestou serviço nas praias de Penha. Mas foi em 2023, já com o diploma em mãos, que ele resolveu embarcar em uma nova aventura: cruzar o oceano rumo à Europa, levando consigo sua paixão de sempre — salvar vidas.
O destino inicial foi Portugal. Lá, encarou os rigorosos testes do Instituto de Socorro aos Náufragos (ISN), órgão responsável por formar e habilitar salva-vidas no país. Com muito esforço e dedicação, Matheus foi aprovado e trabalhou durante uma temporada de verão nas praias portuguesas.
Mas sua trajetória internacional não parou por aí. Com sede de novos desafios e objetivos, Matheus seguiu para a Alemanha. Enfrentou barreiras como o idioma e a adaptação cultural, mas não desistiu. Após um ano e cinco meses de muita preparação, ele conseguiu prestar o exame para atuar como guarda-vidas em território alemão — e foi aprovado mais uma vez.
Segundo Matheus, a principal inspiração em sua jornada sempre foi sua mãe.
— Minha mãe sempre quis me ver bem. Sempre me ensinou a ser dedicado e a lutar pelos meus sonhos. Sou muito grato pela vida, porque só temos uma. Então, quero aproveitá-la da melhor forma possível, fazendo o bem, aprendendo coisas novas, novos idiomas, novas profissões. O mundo está cheio de possibilidades — destacou o guarda-vidas barra-velhense.
Como mensagem final, Matheus deixa um conselho para todos:
— Jamais, jamais parem de estudar.
A redação do Jornal Folha Parati se orgulha da trajetória de Matheus Silveira e deseja a ele um mundo repleto de conquistas e realizações.
Parabéns, Matheus! O nosso abraço e reconhecimento.
