
A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou nesta quinta-feira (05) a extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Itajuba. A nova estrutura representa um avanço significativo para a ampliação e descentralização dos serviços socioassistenciais, beneficiando diretamente também moradores de partes dos bairros Pedras Brancas e Medeiros.
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Assistência Social, José Idemar Trevisani, destacou o impacto da ação na vida das famílias atendidas.
“Hoje, realizamos a inauguração da extensão do CRAS no bairro Itajuba, um importante passo para a estruturação de uma nova unidade e para a ampliação do atendimento às famílias da região. Este é um avanço significativo na garantia de direitos e no fortalecimento das ações da Política de Assistência Social no município.”
O prefeito Daniel Pontes da Cunha também reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à proteção social.
“Esta inauguração representa mais do que a abertura de um espaço físico. Ela simboliza o nosso compromisso com as famílias que mais precisam, fortalecendo a presença do poder público nos bairros e garantindo o acesso aos serviços essenciais da Assistência Social de forma mais próxima, digna e humanizada.”
Considerado a porta de entrada da Assistência Social, o CRAS atua na organização da Proteção Social Básica no território. Suas atividades incluem atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, prevenção de riscos sociais e pessoais, orientação, apoio psicossocial, fortalecimento de vínculos comunitários e promoção do acesso a direitos — ações fundamentais para reduzir desigualdades e ampliar a proteção social no município.
Com a nova extensão no Itajuba, Barra Velha amplia sua rede de atendimento e reforça o compromisso com uma política pública mais próxima, acolhedora e eficiente, fortalecendo o cuidado com as famílias e garantindo maior alcance dos serviços no território.




















