
A Receita Federal apreendeu na tarde desta segunda-feira (2) cerca de 1.500 garrafas de vinhos argentinos, com alto valor de revenda, em Joinville. As mercadorias apreendidas têm um valor estimado de mais de R$ 200 mil.
Segundo a Receita Federal, as garrafas foram encontradas durante uma operação contra descaminho, ou seja, entrada ilegal no país de produtos sem o devido pagamento de tributos. No caso do vinho, também se verifica a falta de inspeção, que tem por objetivo garantir a saúde e a segurança do consumidor.
As garrafas estavam armazenadas em um Self Storage, espaço que consiste em um serviço de armazenamento de bens operado pelos próprios usuários.
A utilização deste serviço por infratores busca ludibriar e dificultar a fiscalização, porém, ações de fiscalização são realizadas constantemente nestes locais.
Segundo a Receita Federal, o locatário do espaço é reincidente na prática do comércio ilegal de vinhos. Ele responderá administrativamente e será representado ao ministério público pela prática do crime de contrabando e descaminho.
Após a apreensão, as garrafas de vinho foram encaminhadas para o depósito da Receita Federal em Joinville e poderão ser leiloadas, transformadas em álcool gel ou destruídas, a depender da avaliação sanitária.
