
Uma jararaca, conhecida por ser uma das cobras mais venenosas do Brasil, ficou grudada em um tambor com tinta fresca e causou um transtorno em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso foi divulgado pelo biólogo Gilberto Duwe, no domingo (23).
Ao chegar na casa, o biólogo comprovou que o animal estava preso no tambor recém-pintado. “Se deixar ela ali, vai morrer”, comentou o profissional durante o resgate da jararaca.
Para conseguir tirar a cobra do local, Duwe precisou utilizar óleo de cozinha para tentar amolecer a tinta. Depois de algumas tentativas, que duraram cerca de 10 minutos, a jararaca foi retirada. O animal foi avaliado e solto na mata após o resgate.
Características da jararaca, cobra supervenenosa
A jararaca é uma das serpentes mais comuns do sudeste do Brasil. Segundo o Butantan, a espécie é encontrada da Bahia até o Rio Grande do Sul, por conta da Mata Atlântica.
As jararacas podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie.
