sábado, 12 de julho de 2025 | 00:47:51 Now16°C

Decreto Municipal seguirá as determinações do Governo do Estado

Cristiano Zonta31 de março de 20222min306

Related Articles

A proposta visa reconhecer o trabalho essencial dos profissionais da saúde nas campanhas de vacinação e incentivar a permanência na linha de frente. O vereador de Barra Velha, Ronnye Peterson Aparecido Nasser dos Santos, conhecido politicamente como Peterson da Saúde, apresentou na sessão desta terça-feira, 24, duas indicações com o objetivo de valorizar os profissionais da saúde pública do município, especialmente aqueles envolvidos nas campanhas de vacinação. A Indicação nº 125/2025 propõe a criação de uma bonificação financeira específica para as enfermeiras e técnicas de enfermagem que atuam como vacinadoras. Peterson destaca que essas profissionais desempenham funções essenciais, como o manuseio e a conservação de insumos biológicos, o controle rigoroso de estoques e a realização de registros detalhados, justificando a bonificação como uma forma de reconhecimento e incentivo. Já a Indicação nº 126/2025 sugere a implementação de uma compensação financeira por turno extra de trabalho para os servidores municipais envolvidos nas campanhas de vacinação. A proposta visa reconhecer o esforço adicional exigido dessas equipes durante as campanhas, muitas vezes em horários e condições desafiadoras, e incentivar a continuidade e o sucesso das ações de imunização. As duas indicações buscam garantir um reconhecimento financeiro adequado para os profissionais de saúde que desempenham funções essenciais na proteção da saúde coletiva, especialmente em tempos de campanhas de vacinação intensivas.



275872223_1636484236711112_7699905744336083094_n

Santa Catarina oficializou a decisão que desobriga o uso de máscaras em todos os ambientes no Estado. O decreto com a liberação foi publicado na manhã de sábado (12) no DOE (Diário Oficial do Estado). Com isso, os catarinenses passam a cumprir novas regras no que diz respeito ao principal acessório e que se tornou um dos símbolos de proteção à Covid-19. A Administração Municipal de Barra Velha comunica que seguirá as determinações do Estado.

 

O decreto assinado pelo prefeito municipal Douglas Elias da Costa na sexta-feira (11), traz as decisões locais com as novas normativas do estado. “Art. 1º O uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado em todo o território do Município de Barra Velha, em local aberto ou fechado, ficando sob responsabilidade de cada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada”.

O decreto estabelece em parágrafo único que: “O disposto não se aplica aos serviços públicos e privados de saúde, aos trabalhadores de saúde, inclusive estagiários, pacientes, acompanhantes ou visitantes, e, ainda, à pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de contaminação, abrangendo as pessoas que tiverem contato com paciente infectado com o novo coronavírus durante o período de transmissão, ou pessoa que apresente sintomas gripais.

O Decreto nº 1666 de 11 de março de 2022 foi publicado na segunda-feira, dia 14, no Diário Oficial dos Municípios.

 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades