
Já este ano, até o mês de maio, um total de 31 mil bolsas de sangue foi arrecadado no estado. Ministério da Saúde iniciou, no último sábado (14), campanha para incentivar a doação em todo o país
Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um aumento de 1,9% no número de bolsas de sangue coletadas, saindo de 3,25 milhões em 2023 para 3,31 milhões em 2024. Esse crescimento também pode ser observado em Santa Catarina, onde no mesmo período, a quantidade de bolsas coletadas passou de 121.779 para 126.552, um crescimento de 3,9%. Até maio deste ano, já foram coletadas mais 830 mil bolsas de sangue em todo o país, sendo 31,7 mil no estado catarinense.
Para incentivar a doação regular de sangue voluntária, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Doe Sangue. Você Pode”, no último sábado (14), que é lembrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com veiculação prevista durante todo o ano, a campanha objetiva conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros, já que dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos.
Embora o número de doações realizadas no Brasil esteja dentro do parâmetro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais para captar mais doadores e manter estoques de sangue e de hemoderivados. Em 2024, 1,6% da população fez doação de sangue no país.
A pasta também acompanha, diariamente, o estoque nos hemocentros estaduais. Vale destacar que a doação de sangue também é importante para a produção de medicamentos essenciais derivados do plasma.
